MINI GUIA: SÃO MIGUEL [AÇORES]
São Miguel, um paraíso perdido no atlântico cada vez mais próximo (em grande parte graças à ponte aérea low cost entre Lisboa e Ponta Delgada). É a maior ilha do arquipélago e é por lá que se produz o meu chá preferido: Chá Verde Gorreana.
A melhor forma de chegar a São Miguel é mesmo por via aérea. Há voos diários via SATA e via Ryanair (bem mais barata, ainda que tenha o inconveniente do peso das malas estar limitado). Há imensos locais para ficar a dormir em São Miguel, desde os hotéis mais 'fancy' e contemporâneos, até ao Turismo de Habitação. Mas confesso que achei imensa piada ao 3/4 Hostel (com inspiração vintage). Acho que resume muito bem o espírito da Ilha.
É verdade que a paisagem nos tira a respiração e nos deixa de boca aberta...e por vezes podemos esquecer-nos da comida. Mas...a realidade é que por aqui come-se mesmo muito bem. A escolha é difícil, mas não deixem de provar a comida regional no Restaurante - o Cordeirinho ou no Cantinho do Cais., dêem um salto à Adega Regional em Ponta Delgada, e experimentem o bife à regional (é excelente e bem baratinho). Se quiserem dar uma pausa na carne e no peixe, por aqui também existem restaurantes vegetarianos, o Rotas da Ilha Verde é escolha acertada.
Há muito mais para além do comer, beber, e beleza natural. São Miguel é um poço de actividades sem fim. Assim sendo, não deixem de visitar a fábrica do Chá Gorreana (fabulosa) e de descobrir in loco um pouco mais sobre a sua história. Há vários spots para darem uso ao vosso fato de banho: comecem por mergulhar no Ilhéu de Vila Franca do Campo (é um passeio lindo e a viagem custa 4 euros); experimentem o calor das furnas (piscinas das furnas - 2 euros); Poça da D. Beija e Caldeira Velha.
Não deixem de visitar o Parque Terra Nostra, aproveitem para testar os vossos dotes de pesca e não abandonem a ilha sem tirar leite de uma Vaca :)