Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quiosque do Ken

MINI-GUIA: ILHA DAS FLORES [Açores]

Viajo imenso para os Açores, em particular para a Ilha das Flores. Creio que este ano é quarta vez que aterro no Aeroporto de Santa Cruz das Flores.  Não sou Açoriano, não tenho família nem qualquer tipo de raízes nos Açores. NADA...ZERO. Sou um #semterra nascido em Lisboa. Descobri a Ilha das Flores numa viagem que fiz com a minha mãe há séculos atrás...e desde essa altura muito pouca coisa mudou, o que não é necessariamente mau. O que me fez voltar? A ironia do destino.

 

O destino colocou a Ilha mais Ocidental da Europa de novo na minha rota...e há cerca de 2 anos tenho viajado frequentemente para lá. Neste momento sou um expert e domino esta ilha de trás para a frente. E por isso deixo-vos um Mini Guia de visita aquela que é (dito pelos próprios açorianos que conhecem o arquipélago) a ilha mais bonita dos Açores:

COMO CHEGAR:

Avião é o transporte certo. A Sata tem voos diários para as Flores (mais no Verão do que no Inverno). Não há voos directos, todos eles têm escalas. Os melhores dias para viajar são sempre a 2ª e a 6ª feira. Isto porque nestes dias o tempo de espera entre escala é mínimo. Se viajarem nos restantes dias da semana preparem-se para uma espera entre 4 a 6 horas entre voos.

 

ONDE FICAR:

A ilha tem  cerca 4 hotéis (pode ter mais um...) e algumas pousadas. Se quiserem ficar mesmo no Centro da Ilha, em Santa Cruz das Flores o Inatel é o melhor local para se hospedarem (já fiquei por lá e gostei). De qualquer forma recomendo vivamente a Aldeia da Cuada - um turismo rural único e com um ambiente fantástico.

 

ONDE COMER:

Ora bem, quem me lê sabe que eu gosto imenso de comer...e de comer bem. Pois este é talvez (na minha opinião claro) o ponto fraco da Ilha e dos Açores em geral. Como em tudo há excepções, nas Flores come-se lindamente em três restaurantes: Pôr-do-Sol (restaurante típico) com uma feijoada e um cozido de porco de babar, no Restaurante: O Transmontano - que requer SEMPRE reserva prévia; Casa do Rei - serve almoços para um mínimo de 4 pessoas (na dúvida o melhor é ligar sempre). Depois disto o que recomendo, e para quem domina Barbecues, é que passem no talho, comprem carninha e desloquem-se até um dos muitos parques naturais das flores onde há sempre grelhadores preparados para serem utilizados.

 

O QUE FAZER:

Esta é uma ilha de beleza natural, por isso vão preparados para caminhar e palmilhar o território de máquina em punho. Há 7 Lagoas na Ilha das Flores. Para as visitar há que ir de carro (podem alugar carro ou aos locais - sai bem mais barato; ou no aeroporto). O Poço do Bacalhau na Fajã grande e o Poço da Alagoinha são visita obrigatória. Os amantes de pesca podem deliciar-se no Boqueirão - o Peixe Porco é o resultado mais frequente numa pescaria (excelente em Filetes), mas nunca se sabe: Cavalas, por exemplo podem morder o vosso anzol.

 

Ilha do Corvo está a cerca de 30 minutos de barco e merece ser visitada vezes sem conta. Em dias de bom tempo a viagem faz-se lindamente e por norma com a companhia de golfinhos (uma das viagens mais bonitas que fiz). Por lá podem visitar o Caldeirão, visitar a vila com cerca de 400 habitantes e desfrutar da bela praia.  

 

Para além disto há ainda uma série de passeios de barco para explorar toda a costa da Ilha e claro quando o tempo ajuda as Piscinas Naturais de Santa Cruz das Flores e a Praia da Fajã Grande são destinos perfeitos para intensificar e prolongar o bronzeado.

 

QUANDO IR:

Esta é talvez a pergunta mais complicada de responder. Já estive na Ilha em todas as estações do ano. O tempo é imprevisível pelo que devem visita-la assim que puderem. Esta sim é uma verdadeira pérola perdida no Atlântico.

 

Estou neste momento nos Açores e na Ilha das Flores, pelo que podem sempre acompanhar-me pelo instagram e facebook :) vou colocando as minhas descobertas por lá :) 

 

O Quiosque do Ken está também no FACEBOOK e INSTAGRAM 

O Quiosque do Ken está também no FACEBOOK e INSTAGRAM.

4 comentários

Comentar post