Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quiosque do Ken

COMO IDENTIFICAR O TIPO DE PELE

Diferentes tipos de pele exigem diferentes tipos de cuidados. É por isso que, antes de comprarmos qualquer tipo de produto para a pele, devemos saber qual o nosso tipo de pele. Existem 5 características ou tipos de pele: normal, seca, oleosa, sensível ou mista. Depois é comprar os produtos adequados aos vários tipos e necessidades da pele. No fundo somos todos diferentes e todos iguais.

 

Para vos ajudar a identificar o vosso tipo de forma rápida e eficaz fiz um mini guia com os sintomas "comuns" para cada um dos tipos de pele:

 

TIPO DE PELE: NORMAL

Neste tipo de pele o tom e a textura são uniformes, os poros são pequenos e por norma a pele não apresenta alterações nem com o frio nem com o calor.

 

COMO CUIDAR?

Usar um gel de limpeza não agressivo no dia-a-dia e um hidrantante diário simples. Esfoliar a cara duas vezes por semana para limpar células mortas, desencravar pelos e prevenir pontos negros.

 

TIPO DE PELE: OLEOSA

Este tipo de pele é caracterizado por poros bastante abertos e por ficar brilhante e pegajosa ao longo do dia. A maioria dos homens encaixa neste perfil.

 

COMO CUIDAR?

Lavar a cara com um gel apropriado, com ácido salícilico, para  minimizar e fechar os poros e reduzir a produção de oleosidade na pele. De seguida aplicar um hidratante "oil free". A pele fica oleosa por não estar hidratada, pelo que o passo da hidratação deverá ser cumprido.  

 

TIPO DE PELE: SECA

Pele fica rugosa, estaladiça e com uma sensação de "repuxamento". É normal escamar e ficar encarnada com a irritação.

 

COMO CUIDAR?

Limpe e hidrate a pele com um gel de limpeza com óleos essenciais e específico para peles secas. Use um esfoliante suave duas vezes por semana para eliminar as células mortas. No que diz respeito a hidratação, escolha fórmulas ricas e não oleosas (hidratação não é sinónimo de óleo). Faça uma vez por semana uma máscara hidratante. Este tipo de pele é mais propenso a desenvolver marcas e rugas, pelo que se considerar necessário procure produtos que actuem nesta área.

 

TIPO DE PELE: MISTA

Testa, nariz e queixo têm tendência a ser oleosas, enquanto que as bochechas e a zona dos olhos é mais seca.

 

COMO CUIDAR?

Devem seguir as linhas orientadoras para a pele Normal. No entanto, uma vez por semana deverão fazer uma máscara de limpeza apenas na Zona T (testa, nariz e queixo). Deverão usar um creme mais hidratante na zona dos olhos e bochechas e um creme hidratante normal no resto da cara.

 

TIPO DE PELE: SENSÍVEL

Este é um tipo de pele altamente reactiva a qualquer tipo de produto e tem tendência a erupções cutâneas.

 

COMO CUIDAR?

Devem usar produtos com fórmulas leves e sem qualquer tipo de fragrância e apenas com ingredientes naturais. Evitar qualquer tipo de produto agressivo, incluindo esfoliantes.

 

Estes são os sinais ditos "normais" para cada um dos tipos de pele. De qualquer forma se tiverem dúvidas podem sempre recorrer a um dermatologista.

O Quiosque do Ken está também no FACEBOOK e INSTAGRAM.

2 comentários

Comentar post